O Inglês é uma língua difícil para os brasileiros?

O Brasil tem mais de 10 mil escolas de inglês , ponto.

Agora cade as pessoas que falam inglês ?

Acho que o conhecimento passivo do inglês no Brasil é razoável, o que a maioria não tem é fluência. A capacidade de falar outra idioma só se desenvolve falando, assim como a capacidade de entender a língua oral só se desenvolve treinando a audição e compreensão. A maioria dos estudantes de inglês no Brasil não vai além do conhecimento passivo, que é o máximo que se consegue num curso de inglês nos padrões que a gente vê por aqui. E olha lá. Muitos não conseguem fixar nem mesmo o básico depois de anos fazendo aulas sem nenhum interesse e esforço.

Quem não tem amor pelo idioma e não se dedica, realmente não consegue ir longe e a maioria só estuda o inglês porque acha que é importante para a vida profissional ou acadêmica.

Quando a ser difícil ou não, com certeza é uma língua difícil pelo fato de ser uma língua germânica. No entanto, as inúmeras palavras emprestadas de outros idiomas que também aparecem no português ajudam e o fato de haver vasto material disponível em todos os lugares, principalmente na tv, ajuda a facilitar.

Fora isso, a pronúncia é muito diferente do português e, como sempre, os sons que não existem no português, são os que causam mais problemas.

• O inglês tem 11 vogais diferentes.
  • É stressed-time. Quando um trecho não tem importância em uma sentença, as vogais soam como o “schwa” ( /ə/ ).
  • Tem ritmo e entonação completamente diferente do português.
  • É inconsistente em relação a pronúncia: cada palavra tem uma pronúncia diferente, tendo poucos padrões.
  • Tem aspiração nas consoantes de ‘stop’ ‘unvoiced’.
  • O /t/ e o /d/ são pronunciados colocando a língua um pouco mais acima do que no /t/ e /d/ do português.
  • O ‘th sound’ (/θ/ e /ð/) custa um pouco a pegar a manha.
  • Pronunciar o ‘dark l’ não é moleza!

E ainda tem gente que vem dizer que inglês é fácil!?

1 Like

No meu outro post nesse tópico eu não levei em consideração o ‘falar’ e o ‘escrever’ isso porque na época eu estava estudando apenas a leitura e compreensão auditiva. E, nesse caso, continuo com a mesma opinião: quanto mais próximo ao seu idioma nativo, mais fácil se torna a assimilação de uma nova linguagem.
Agora se for tomar a linguagem como um todo e para efetiva comunicação a conversa é bem diferente. Sou prova disso, em inglês, dependendo do assunto, entendo perfeitamente o que leio e bastante do que escuto, já me expressar por meio da escrita ou da fala é sempre uma tarefa árdua. Incomoda bastante quando numa situação real de comunicação você quer expressar um pensamento, você possui o vocabulário para expressar esse pensamento, você com certeza iria entender se fosse outra pessoa falando, mas acaba falando de uma forma que a outra pessoa não consegue entender.

Talvez meu post acima nem esteja bem relacionado como o tópico mas acabei usando como uma forma de desabafo…

O inglês é uma língua difícil para falantes de outras línguas? Ouvi dizer que os estudantes de países europeus que não são de língua inglesa falam fluentemente essa língua ao terminarem o ensino regular. Isso é verdade?

Não na França, não. ^^

Jorgis, obrigado pela resposta. Fica então comprovado que essa história é mais um mito que circula por aqui para depreciar brasileiros. Aprender o inglês ou qualquer outra língua estrangeira é resultado de esforço individual e não de um sistema educacional.

O Inglês é muito fácil, na verdade acho que é o idioma mais fácil que tem. (:

E você sabe disso pq já estudou/aprendeu todos os idiomas do mundo, é?
Vc tem todo o direito de ter (e expor) essa sua opinião, mas acho que uma declaração “unilateral” como essa, sem base em conhecimento verdadeiro, não tem valor nenhum.
:slight_smile:

Estudei exatamente 1 ano inglês do dia 16 de novembro de 2010 até dia 16 de novembro de 2011.
Sai exatamento do 0, nunca fiz curso e graças a ajuda de amigos hoje tenho um nivel intermediário, consigo me comunicar e entender as pessoas, mas uma coisa que nunca consegui foi escrever bem.

No começo eu dizia, “Nunca vou aprender”, “Inglês é difícil”, mas depois que peguei o jeito e percebi que eu podia entender melhor e estava aprendendo muitas coisas mudei meu pensamento.
Qualquer idioma é difícil até você pegar o jeito da coisa, por exemplo eu começei aprender alemão e não fico mais falando que é difícil, pois sei que é tudo questão de tempo, logo logo vou estar falando minhas primeiras palavras em alemão e depois de quem sabe 6 meses começar a ter conversas com os tutores do lingQ. Aprender alemão vai ser muito mais rapído que o inglês, por experiencia propria agora eu sei o que funciona e não funciona.

Todos idiomas tem seu ponto de dificuldade.

Adriana,
Se o inglês é “muito fácil”, por que você o tem estudado por quatro anos? Vi essa informação em seu post no tópico “Alguém brasileiro estudando INGLÊS” deste mesmo fórum. Ora, para alguém que estuda inglês há quatro anos e ainda está estudando, sua declaração de que a língua inglesa é “muito fácil” parece, no mínimo, estranha. Não confunda habilidade escrita com fluência oral: nas escolas regulares brasileiras e nos muitos cursinhos de inglês, trabalha-se muito a escrita, o que pode levar o aluno a um conhecimento relativamente bom da estrutura da língua. Mas daí a expressar-se e compreender com desembaraço o inglês falado, há uma diferença muito grande, tanto é verdade que você ainda está estudando a língua e sente essa necessidade. Portanto, mantenho meu ponto de vista: a aprendizagem do inglês exige dedicação e esforço, os resultados vêm com o tempo, definitivamente não é “muito fácil”.

A menina não diz isso a toa, mas sim por uma experiência particular. O fácil e o difícil são termos relativos, não é simples de mesurá-los. Matemática é uma discíplina fácil ou difícil? Novamente existe uma relatividade aqui. Uma coisa pode ser considerada fácil para alguns e difícil para outros. E para a nossa amiga Adriana, o inglês é fácil de ser aprendido.

O inglês pode ser considerado fácil por múltiplas razões:

• Por ser a língua universal
  • O idioma mais popular
  • Leccionado nas escolas
  • Língua padrão dos aparelhos tecnológicos (celulares, pcs, softwares, ipads, etc)
    e tantas outras razões.
    O inglês é a língua do dia-a-dia.

Não sei qual é a sua realidade, mas vivo cercado de pessoas que não dominam inglês, embora esse idioma seja universal, “popular” (?), lecionado nas escolas brasileiras e apareça nos aparelhos tecnológicos. Apesar de que aqui existe uma lei que obriga as lojas a vender produtos com manual em português, sendo isso um direito do consumidor. Concordo com o amigo Casmurro, quando diz que o conhecimento que se tem do inglês é muitas vezes passivo, o que é bem diferente da fluência. Repito: no Brasil há uma verdadeira indústria de escolas de inglês, mas isso não produz necessariamente uma massa de pessoas fluentes na língua. Há muitos casos de pessoas que estudam anos e anos em cursos de idiomas (inclusive nos mais famosos) e não alcançam fluência. Isso é fato!

gcfreire
Eu entendo seu ponto de vista, talvez o inglês não seja fácil pra você como é pra mim. Sim, eu estudo inglês a 4 anos, isso porque na verdade, o curso que faço vai muito além de 4 anos. E digo que inglês é um idioma mais fácil que os outros, porque comparado ao alemão, ou japones, ou hebreu por exemplo, o inglês é não é nem mesmo complicado. Bom, essa é minha opnião.

tomaSito
Obrigado por me defender, fez-me bem ter alguem pra fazer isso por mim enquanto eu não estive presente.

Não acho…comparado a linguas asiaticas, ao russo, alemão, etc…parece ser mais facil…
Depende somente da pessoa, qualquer um pode aprender qualquer idioma, basta ter vontade e perseverança.

Ensino inglês e tenho que dizer que o inglês é muito fácil pra muitas pessoas.

Por que?

Os substantivos não têm gênero e os verbos são muito simples.

Um dos meus estudantes, uma brasileira, diz que alguém pode aprender isso depressa.

O primeiro problema em aprender inglês é a pronunciação e a ortografia.

Os meus estudantes quase sempre estão confusos porque a ortografia não se corresponde com os sons.

Solanium, sua compatriota JustMe tem opinião diferente. Leia as postagens que ela deixou neste tópico. Achei-as muito bem fundamentadas.

Dito por um(a) americano(a) - “Ensino inglês e tenho que dizer que o inglês é muito fácil pra muitas pessoas.”
Novamente, com base numa experiência própria, alguém afirma que o inglês é muito fácil de ser aprendido. Eu digo que o inglês pode ser difícil ou fácil com base nas aptidões de quem aprende. Não é algo que pode ser generalizado, isto no sentido de que o inglês é fácil para todos ou então é difícil para todos. É algo relativo.

@gfreire, Nesta discussão dificilmente se chegará a um consenso.
@Adriana, de nada.