Você ja começou a usar o Novo Acordo Ortografico

O Novo Acordo Ortográfico entrou em vigor em 2009. Muitas alterações foram feitas na grafia actual. Qual é a tua opinião a respeito do acordo? Você já começou a respeitar as novas regras vigentes? Caso não, porquê? Tem tido acesso as informações relacionadas a este acordo?

Para conhecer algumas alterações pode visitar este site: http://www.superdicas.net/coisas/novo-acordo-ortografico.html

Eu acho que eles acertaram quase tudo, mas para nós Brasileiro vamos sentir bastante na eliminação do acento nos ditongo aberto ex:“assembléia” “paranóico”“idéia” “heróico” esta pronúncia com o acento tônico faz parte do português Brasileiro! nós sempre fomos ensinados que se não tiver este acento a pronúncia muda.
Particularmente eu vou sentir muito na palavra "IDEIA"eu sempre escrevo com o acento, é automático!
Na minha opinião a gramática do português Brasileiro vai ficar confusa para ensinar vai ter mais uma lista de exceção
tem coisa mais chata de você aprender uma regra e ter a bendita da exceção.
Porque é regra na gramática do português brasileiro quando tem o som tônico aberto tem um acento. Agora vai ter em uns e outros não. O nome de “CAFÉ” por exemplo tem acento tônico e “IDEIA” tinha e não vai ter mais.

Em Portugal já está a ser usado nas escolas. Pessoalmente, estou a tentar adaptar-me a ele, mas não é fácil para quem escreveu toda a vida com a anterior grafia e, por vezes, há palavras que escapam. Nós não tínhamos palavras como “ideia” com acento, mas tínhamos muitas consoantes duplas, que foram eliminadas, como em “colecção”. Tínhamos palavras com acento em que este desapareceu, como por exemplo “para” do verbo parar, que agora fica igual à preposição e só mesmo pelo contexto é que se saberá como pronunciar. Provavelmente, daqui a uns anos estranharemos termos escrito como escrevíamos, mas agora é não é fácil a transição.

Fernanda

Realmente não será fácil assimilar os novos modos de escrever. Talvez com a publicação de livros, jornais, textos escritos com base no novo acordo possamos estar cientes do que é que mudou e do que não mudou na maneira de escrever. Mas eu ainda me questiono, se um dos objetivos do acordo era o da uniformização da língua portuguesa, porquê é que continuamos a ter essa distinção do português, onde de um lado temos o Português (Brasil) e do outro o Português (Portugal)?

tomaSito na minha opinião eu acho que a distinção sempre vai existir, porque aí é uma questão de sotaque e cultura.
Vou citar um exemplo do meu próprio País aqui no Brasil,nós aqui classificamos: sotaque do Rio de Janeiro,São Paulo,Bahia,Minas Gerais, Rio grande do Sul e todos estes Estados daqui do Brasil fala com sotaque diferente,até o próprio Estado de São Paulo aqui no Brasil tem divisão de sotaque da capital e interior.Imagine de um País para outro País de um continente para outro continente (América do Sul x Europa).
E sem contar que estes dois Países existem muitas expressões idiomáticas,vícios de linguagem,linguagem popular são muitas diferenças.
Eu acho que quando diz Português do Brasil e Português de Portugal vai muito além da língua,a pessoa quer aprender a cultura,os costumes,as linguagem populares,a História,a vida cotidiana,o jeito Brasileiro! o jeito dos Portugueses! etc.É a minha opinião.

Sabino Gomes