Qual o SEU conceito "fluência"?

Só queria compartilhar minha opinião e escrever o que eu acho sobre o que quer dizer falar uma língua fluentemente. Para dizer que falo uma língua fluentemente, acho que primeiro devo sentir que posso falar com calma, sem me concentrar demais sobre cada aspecto do idioma. A segunda coisa é que devo poder entender as pessoas cuja língua materna é essa língua quando falam de coisas normais e cotidianas. Devo poder falar o suficiente e entender o suficiente para perguntar se não entender e para compreender a explicação. Acho também que minha pronúncia deve ser suficientemente boa para que os falantes “nativos” possam me entender sem se esforçarem demais. Para mim, isso é falar uma língua fluentemente. Se posso falar melhor do que isso, tudo bem, mas, para mim, deve ser pelo menos isso.

Oi, Anapaula, terminei a aula agora.

Bem, de acordo com o livro The Teaching Knowledge Test Course (TKT), de Mary Spratt e outros autores, da University of Cambridge, de 2005, página 34: “Fluency is speaking at a normal speed, without hesitation, repetion or self-correction, and with smooth use of connected speed.” Agora, outra coisa é a Accuracy (mesma referência): “[it] is the use of correct forms of grammar, vocabulary and pronunciation.” Então, dá pra ver que fluência, apesar de ser influenciada pelo vocabulário, tem a ver com velocidade normal, né? A pessoa pode ter Accuracy e não ter Fluency e vice-versa, né?

De accordo com ryan em su definicão. Eu falo muitas lenguas com fluidez mas “with hesitation at times, with mistakes and with occasional repetition as I try to express my ideas with the words and phrases that I control.” Não existe perfeccão de vocabulario nim de pronunciacão. Não e probavel que uma pessoa ten Accuracy e não ten Fluency.

Eu não falo Portugues com fluencia, porque falo com muitos erros e não entendo tudo. A comprehensão e o factor mais importante na fluencia.

Steve, um bom exemplo de pessoa que tem Accuracy e não tem Fluency é um aluno que termina um curso de inglês, mas não fala. Ele tem um nível de conhecimento avançado, mas não é fluente. As empresas distinguem fluência de nível avançado também. Às vezes, o vocabulário é limitado, mas a pessoa fala, se vira nos trinta. Haha!

Linda,

Eu não acho que uma pessoa que termina um curso de inglês pode falar com ‘accuracy’. Conhecimento teoretico das reglas não quer dizer capacidade de falar. Eu não conheco ninguen pessoa que fala com precisão e nao pode falar com fluidez segun mi definicão.

A proposito, que quer dizer “se vira nos trinta.”

Obrigado.

Haha! “Se vira nos trinta” é uma expressão que surgiu por causa de um programa de tv onde os candidatos tinham 30 segundos para fazer uma apresentação. Quem tivesse o melhor desempenho dentro do tempo previsto receberia um prêmio. Então, “se virar nos trinta” significa “fazer o melhor que se pode dentro das condições que se tem”.

Voltando ao assunto de Accuracy x Fluency, vc acabou de concordar comigo quando disse acima que conhecimento teórico das regras não quer dizer capacidade de falar. É isso aí. Haha! Mas, tudo isso é uma questão de opinião, né? Tem muita pesquisa em cima desse tema, e cada corrente tem uma opinião a respeito, né?

Realmente este tema é bastante delicado e ás vezes até depende do conceito de cada um sobre a sua própria fluência no idioma. Eu fiz vários cursos de inglês em várias escolas de idiomas diferentes aqui no Brasil e aprendi muito vocabulário, gramática e pronúncia mas a fluência no inglês eu realmente não tinha pois eu teria que viver em um país de língua inglesa nativa utilizando o idioma na vida diária e assim adquirir fluência no idioma. Então eu tomei uma decisão no ano passado de fazer um intercâmbio de inglês em Nova Iorque para aperfeiçoar o meu inglês, melhorar a minha fluência e adquirir um pouco do sotaque do inglês novaiorquino. Eu tomei meu curso de inglês em Nova Iorque na escola de idiomas Sprachcaffe Languages Plus e eu passei 2 meses tomando aulas de inglês intensivo e durante o meu tempo livre eu saía para conhecer a cidade e outras cidades dos Estados Unidos e conversando com várias pessoas e aproveitei o máximo para ter contato com várias pessoas em inglês, então fica aki uma dica de como melhorar a fluência no idioma e deixo tb o link da escola de inglês em Nova Iorque http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/new_york/main.htm

Um tema muito importante parabéns pela autora do tópico,eu só vir opiniões construtiva e grandes raciocínios a respeito do Idioma,ao contrário de outros tópicos que gera muita confusão e poucas conclusões.É bonito quando alguém debate ideias que vale a pena passar horas lendo no pc.

Acho que para ser fluente não é necessário morar no país. Basta ter conhecimento suficiente (que nem precisa ser extremamente avançado) e prática para falar (e/ou escrever) com desenvoltura. Eu escrevo todo dia em inglês, portanto sou fluente nesse aspecto, no entanto, não falo inglês com ninguém há MUITO tempo. Assim, se eu tiver que conversar com alguém em inglês (não apenas trocar algumas frases), duvido que demonstrarei grande fluência no começo, porque estou absolutamente sem prática.

De qualquer maneira, minha visão pessoal de fluência é de que a pessoa não precisa ter um nível avançado (C1 ou C2) para ser fluente. Qualquer pessoa com um vocabulário ativo básico (de cinco a sete mil palavras, digamos) que tenha excelente compreensão e fale com desenvoltura pode ser considerada fluente. Não acho que é preciso falar sem sotaque, nem com gramática perfeita, o importante é conseguir entender o que ouve e lê e se fazer compreender sem problemas.

Muitas pessoas falam mal um idioma (má pronúncia, erros gramaticais) mas pra mim são fluentes porque tem ótima compreensão e conseguem se comunicar, mesmo que de forma, digamos, ‘defeituosa’.

É claro que há muita divergência quanto a essa definição de fluente, e essa é a minha.

Eu diria que o principal fator de ter fluência é entender o que se ouve. Nem falar, nem escrever, nem ler. Alguns mendigos brasileiros não sabem falar com gramática correta, ou com pronúncia correta, n sabem ler, nem escrever, mas quem diria que eles não são fluentes em português?

Não concordo, não. Tem que, pelo MENOS, conseguir entender o que se ouve E poder se comunicar de alguma forma (digo, falar E/OU escrever… tipo no caso de um surdo, que com certeza pode ser fluente sem poder falar) na língua para se considerar fluente.
Opinião minha, claro. =)

Na minha opinião ser fluente é se desenvolver na língua
com naturalidade,sentir-se a vontade ao se expressar,não ter dificuldade quando se comunicar com os nativos.
Eu acredito que o melhor teste que vc pode se avaliar a se próprio é qdo um nativo te entende com naturalidade e vc se expressa de forma tranquila.