Plano de aula de nível iniciante - para professores

Este plano de aula de nível iniciante funcionará para quase todos os idiomas oferecidos pelo LingQ

Metas de estatísticas:

  • Objetivo diário: 13 LingQs
    • Multiplique por quantos dias de estudo os alunos têm cada semana para gerar uma meta semanal.
  • ~ 20 novas palavras conhecidas por semana
    • Você pode escolher ajustar isso com o tempo.

Tempo gasto:

Esses são números aproximados e podem ser modificados com base nas necessidades ou preferências individuais.
  • Ler duas novas lições (iniciante 1 - 2) por semana
    • Recomendamos as Mini Stories
  • 10 minutos para revisar LingQs diários 5 dias por semana
  • 45 minutos de leitura 3-4 dias por semana
  • 15 minutos ouvindo 2-3 dias por semana

Revisão semanal:

Experimente-os conforme desejar, dependendo do tamanho da classe e da receptividade do aluno.
  • Leia a lição em voz alta na frente da classe. Os alunos podem se revezar, cada um lendo 2-3 frases antes de passar para o próximo aluno.
    • Os alunos se revezam para fazer perguntas no final (2-3 por aluno)
    • Outro aluno responde às perguntas (2-3 por aluno)
  • Navegue até Intercâmbio de Escrita
    • Clique em + Submeter Texto
      • Os alunos escrevem cerca de 200 palavras. Palavras-chave:
        • Qual é o seu nome, idade e cidade natal?
        • O que você está estudando este ano?
        • O que é um assunto interessante para você?
        • O que você aprendeu esta semana?
    • Atribua a cada aluno a escrita de outro aluno.
      • Peça-lhes que façam as correções que acharem necessárias.
      • Peça-lhes que se revezem compartilhando suas correções na frente da classe ou grupos de 3 a 4 pessoas.
    • OU: Você pode corrigir a redação deles mais tarde para que vejam suas correções na próxima semana.
  • Os alunos navegam até seus perfis para revisar as estatísticas
    • Quantos LingQs eles criaram? (Compare com a meta semanal)
    • Quantas palavras eles aprenderam? (Compare com a meta semanal)
    • Objetivos de Atividades:
      • Lições concluídas = 2
      • LingQs criados = 13x dias de estudo (até 5)
      • Palavras aprendidas = ~ 20
      • Horas de escuta = 0,5 - 0,75
      • O resto varia de acordo com o aluno. Preste atenção a qualquer discrepância e anote-as.
Evite permitir que as estatísticas se tornem métricas de vaidade.
Se você facilitar continuamente as sessões de revisão em grupo após os exercícios de leitura e escrita acima, poderá dizer o que está sendo aprendido. Os alunos podem "jogar" com as estatísticas do LingQ, entretanto isso é secundário em relação aos exercícios de revisão.
  • Durante as primeiras semanas de uso do LingQ, os alunos podem ter dificuldades para navegar no site corretamente, cumprir os objetivos desejados, etc.
    • Use a revisão semanal nas primeiras semanas para fazer perguntas sobre suas dificuldades.
    • Se algum aluno estiver muito acima/abaixo das metas, considere revisar suas perguntas com ele individualmente ou na frente da classe. É melhor corrigir quaisquer erros antes que eles se transformem em hábitos.
      • Você pode pedir para que o aluno lhe explique os passos tomados para garantir a compreensão.
  • Mantenha a pressão: Depois de algumas semanas revisando as estatísticas em seu idioma nativo, desafie os alunos a revisar em seu idioma de estudo. Isso será uma grande confusão no início, mas quanto mais se espera que façam isso, mais rápido eles começarão a ver resultados tangíveis em suas habilidades de fala.
    • Organize os alunos em grupos de 2-4. Peça-lhes que revisem suas estatísticas falando em seu idioma de estudo com o grupo.
    • Um aluno de cada grupo pode compartilhar as estatísticas de seu grupo com toda a classe.
Você pode optar por fazer testes, como pedir aos alunos que digam o que aprenderam na lição daquela semana ou usar fichas (flashcards) para testar os alunos no vocabulário que aprenderam. No entanto, descobrimos que os exercícios em grupo são mais eficazes do que os testes de memorização.