O Inglês é uma língua difícil para os brasileiros?

Pode deixar que não tem lugar algum aqui nos EUA para praticar o português também (a menos que vc more em Miami ou perto de Boston, e eu não moro).
:stuck_out_tongue:

Eu não acho o inglês da maioria deles nada bom, desculpa mais uma vez por discordar.
Principalmente para fazer um serviço como atenditmento ao consumidor, que exige um inglês MUITO bom para dar atendimento da maior qualidade, do jeito que qq empresa deveria querer para manter a lealdade do cliente.

@PAYNEXR2 Isso é uma desculpa furada. O Inglês está em todo lugar. O que falta é o interesse, a vontade de aprender a língua. O Inglês ensinado na escola é horrível, mas já é uma base. Eu nunca fiz nenhum curso de Inglês, aprendi por mim mesmo, vendo filmes, escutando músicas, enfim, tendo contacto com a língua em si. A gramática nao é muito diferente nao. Se achas Inglês difícil, sugiro que vá aprender alemao para ver o que é uma gramática e uma pronunciacao complicada.

Quantas milhares de palavras latinas existe no inglês… nao precisa nem pensar: possibility - possibilidade, pact - pacto, real - real, construction - construccao, etc, etc, etc. Agora pega uma língua que nao tenha essas “colheres de chá” para ver o que é bom.

Bem, isso é tudo muito relativo. O alemão tem uma gramática mais difícil de assimilar do que o inglês para um brasileiro. Agora, isso para um brasileiro. No final das contas, a dificuldade da língua é medida de acordo com a língua nativa do aprendiz, não? Espanhol é uma língua complicada, mas não para falantes de português, óbvio.

Inglês é mais simples do que alemão em muitos aspectos, mas a questão é o tempo e a intensidade de exposição à língua! Se você se interessa e estuda, nenhuma língua é impossível de ser aprendida.

Rhayader, hoje você diz que o inglês é fácil, isso porque você teve muito contato com a língua por muito tempo. Agora é tudo muito natural para você, mas não era no começo.

Inglês não é fácil. Nenhuma língua é fácil. Se fosse fácil todo mundo falaria.

Para mim, independentemente donde vieres, o Inglês é uma língua fácil. Resido há 2 anos na Alemanha e ainda tenho muitas dificuldades com a língua. Agora se eu fosse comecar Inglês do zero e ir para a Inglaterra, em 6 meses eu estaria falando melhor do que falo Alemao hoje.

É claro que a dificuldade varia, dependendo donde és. Pode ser que um japonês tenha mais dificuldade em aprender, mas nao deixa de ser fácil. Vao aprender Russo, Tcheco, Finlandês! Inglês comparado ao Alemao já é brincadeira de crianca, imagina a essas outras línguas…

Diego… FALOU. E amém!
Tudo isso, logo no início, era questão de generalizar. E ninguém deveria generalizar sobre nada… ter uma visão tão limitada do mundo ou de qualquer coisa é sempre perigoso. E na última analise, quase sempre falso também.
Como a Ana disse, “ponto final”.
=)

@Rhayader
Tenho certeza que nem você, nem ninguém, poderia ir para a Inglaterra ou para aqui e ficar fluente do zero no inglês em 6 meses. Ninguém poderia ir para qualquer país e ficar fluente na língua dele em 6 meses também. Isso é besteira, ou então, sua definição de “ser fluente” é simplesmente se virar.

Hehehe. Eu concordo com você JustMe! Mas acho que entendo o ponto de vista do Rhayader também. Acho que o ponto principal dessa questão é justamente definir fluência, como a JustMe disse… na minha opinião, ser fluente é se expressar com naturalidade, espontaneidade e de maneira “fluida”… fluente… ainda que você cometa alguns erros de vez em quando! Isso só se alcança com muita exposição à língua… com interesse na língua/cultura… e sem afobação para tornar-se fluente! Temos que valorizar cada etapa do processo de aprendizagem… isso é o mais legal! =D

@Rhayade

O inglês esta em todas as partes do Brasil?
Você só pode estar fazendo uma piada né!!

JustMe esteve muitas vezes no Brasil , pergunte para ela quantas pessoas,placas na rua , ela encontrou em inglês.

Amigo de cada 100 brasileiros 2 conseguem se comunicar com dificuldade, não sei de onde você tirou essa ideia de que inglês esta em todo lugar.

@JustMe: Entao é melhor rever a sua “certeza”. Minha definicao de fluente é saber se expressar sem problemas e entender tudo o que os outros dizem.

@PAYNEXR2: Nao só no Brasil, como em todo lugar. Nao me refiro a placas. É óbvio que nao encontrarás placas em inglês, a nao ser que esteja em um país onde seja essa a língua materna. Sim, porque esses brasileiros nao se preocupam em aprender, ou nao têm interesse.

“Shopping” é inglês, sabia? “Check-in”, “Check-out” e muitas outras palavras que sao usadas no português também. Nao aprende quem nao tem interesse.

Oks vou aprender a dizer hot dog e estarei fluente no idioma.

Nem até uma criança consegue aprender a língua materna dela em seis meses, e já é fato comprovado que criança aprende línguas muito mais rápido e facilmente do que adulto.
Aí, acho que fico com a minha certeza.

Morei com meu avô italiano e demorei quase 3 anos para ficar fluente no idioma.
Nem eu , nem meus pais e irmãos aprendemos português em 6 meses.

Entendo que estamos mesmo cercados pelo inglês. Quase todo mundo que nasceu a partir de 1980 passa várias horas do dia em frente a um computador, por trabalho ou lazer, e, na internet, é impossível não estar em contato com a língua.

Rhayader, concordo em grande parte com sua definição de fluência, mas acho que daí até realmente “dominar” o idioma existe muita diferença, e isso é só com o tempo, lendo, falando, escrevendo, enfim… vivendo a língua de uma forma ou de outra.

Agora, galera… vamos parar com essa discussão antes que ela se torne hostil hahaha… cada um tem um ponto de vista (e isso é bom)… o mais importante é que todos nós continuemos a estudar outras línguas e aprender com outras culturas!

Falou =D

@PAYNEXR2 Se o facto de existir palavras inglesas em nossa língua (internacionalmente também), e, além disso, palavras practicamente idênticas ao Português, entao nao sei o que mais pode ajudá-lo.

@JustMe O processo de aprendizado da língua materna numa crianca vai até os 6 anos. Após isso, a crianca é incapaz de aprender com a mesma velocidade de antes. Eu estudei isso em lingüística.

Agora aprender a sua língua materna e uma estrangeira sao coisas completamente diferentes. A crianca aprende a falar, nós já sabemos falar. Nunca viste um vídeo de um cara que estudou islandês (do zero) uma semana foi à TV e entendia tudo que os apresentadores diziam? Claro que é possível aprender um idioma em 6 meses. Mas muito depende da pessoa, do interesse, da vontade, da facilidade ou dificuldade que temos.

Tudo bem, o aprendizado de uma criança vai até os seis ANOS, acredito, mas não era disso que eu estava falando, nada a ver.
De qualquer forma…
Falei ontem à noite com uma brasileira que conheço aqui e perguntei para ela quanto tempo levou para ficar fluente em inglês, depois de vir pra cá. Ela já tinha estudado inglês no Brasil em várias escolas, aí tinha uma base na língua. Ela se esforçava muito para aprender, tinha aulas de inglês na faculdade local, além de ficar, obviamente, “mergulhada” na língua todos os dias, em tudo que ela fazia. Ela respondeu que demorou uns 7 ou 8 meses para realmente COMEÇAR a ficar fluente (e isso não seria “dominar”, como o Diego falou, claro). Ai eu perguntei pra ela, “você acha que é possível pra algun estrangeiro vir para cá ou ir para outro país onde falam o inglês como língua materna e ficar fluente DO ZERO no inglês em seis meses?” Ela respondeu, sem pensar, “sem chance, de jeito nenhum!”. E olha que eu não falei nada pra ela sobre essa discussão antes de fazer essas perguntas para ela, para não influenciar as respostas.
Claro que tem pessoas que são, tipo, gênios das línguas (ou seja “savants”), que conseguem aprender uma língua (ou outra coisa complicada da qual são gênios) em até dias. Mas todo mundo aqui sabe que não são desses pessoas que estamos falando. Estamos falando da maioria das pessoas, de inteligência normal.
Aí, fico ainda com a mesma certeza que antes.
Agora, pra mim, já acabou. Fica bem óbvio que a gente não vai concordar, aí vou “concordar em discordar” e fechar o assunto (pelo menos do meu lado) como sugeriu o Diego, antes que ele se torne feio.
=)

Eu particularmente considero o inglês uma língua fácil de aprender e de falar. Existe “falar o inglês” e ser “fluente no inglês”. Penso que alguns não fazem a distinção entre estes dois termos. Falar o inglês é ter a capacidade de falar e compreender a língua de forma natural. Ser fluente é ter o domínio completo da língua língua inglesa. Muitas pessoas em várias partes do mundo falam o inglês, mesmo sem terem o domínio da língua. Para falar o inglês é simples, bastar você querer. E não precisa ser uma pessoa inteligente. O inglês, diferentemente de outras línguas como o (Koreano, o russo), já faz parte do nosso dia-a-dia, você precisa é simplesmente adquirir interesse nele.

Quanto aos aspectos internos da língua, tais como a gramática e o vocábulo, é mais fácil de concebê-los comparando com a nossa língua, o português.

Uma coisa interessante que tenho visto é que, vários cidadãos do mundo estão ganhando interesse na língua inglesa. É claro que a maior parte fala com dificuldades, mas isso é algo normal porque se trata de um processo. Você vê gente da Korea, Ukrania, Servia, Colombia, Vietnam, Tunísia, etc se comunicando uns com os outros de forma eficaz, através do inglês. É um facto que o inglês é fácil e simples de aprender. Apenas requer tempo e dedicação.

@JustMe: Como falei, depende da pessoa. Eu acho que alguém que realmente se esforca para aprender o Inglês, em 6 meses poderá atingir fluência. O que importa a opiniao da sua amiga? Ela toma por base a própria experiência, o que é um erro. ELA nao conseguiu, entao ninguém consegue. Concordo que devemos acabar com a discussao, pois nossas opinioes continuarao as mesmas.

@tomaSito: Exactamente. Para mim o “ter capacidade de falar e compreender a língua de forma natural” já é ser fluente. Mesmo que alguém nao saiba o que significa uma coisa. Nao existe como saber TUDO. Desde que saibas perguntar o que significa tal coisa e entender a explicacao, que mal haverá? Para mim isso já é fluência.

Estudo inglês a praticamente 6 meses, começei do “ZERO” , SIM ,SIM , eu falo inglês já,
Porém não sou fluente.
Realmente tem uma diferença entre “Falar inglês” e “Ser Fluente em inglês”

:x