olá o meu nome é Claudio , eu estou aprendendo portugues é nao e muito dificil pra mim porque a minha lingua nativa é o Espanhol mas ainda eu tenho problemas com essas palavaras
por exemplo eu estou feliz , eu fico feliz
tem alguem ? , há alguem?
qual é correta?
Olá e bem vindo Cláudio!
Também sinto que o espanhol não é assim tão difícil para os falantes de língua portuguesa.
Ambas as frases estão correctas: “Eu estou feliz” e “Eu fico feliz”. Mas a diferença está na sua aplicação.
- Eu estou feliz porque o Barcelona venceu ao Real Madrid. (Algo que aconteceu no passado deixou-te feliz.)
- Eu fico feliz quando o Messi marca golos. (Algo te deixa feliz sempre que ela acontece)
O “Há”, de Haver, está relacionado com a existência.
O “Tem”, de Ter, está relacionado com a possessão (possuir).
Há muitos animais aquáticos em via de extinção.
O João tem uma casa enorme.
“O João tem uma casa enorme.”
Pode-se dizer assim em portugues? Em italiano “enorme” quer dizer “muito grande”, assim dizer “muito enorme” seria como dizer “muito muito grande”. Por tanto esta forma nao é correta em italiano, pero talvez seja correta em portugues.
Está correcto. Não estaria correcto se dissesse ¨casa muito enorme¨, porque enorme significa muito grande. Portanto, dizer ¨O João tem uma casa enorme¨ está mais que correcto.
Desculpe, Tomas! Tinha lido “uma casa muito enorme”, nem sei porque! 
Sobre o uso de TER e HAVER:
O verbo de fato está relacionado ao significado de , seja para coisas concretas, seja para coisas abstratas.
Ex.: Eu tenho uma casa de campo.
A menina tinha medo de escuro.
No entanto, no português do Brasil, é muito comum o verbo ser usado no sentido de , ao contrário do português europeu que prefere usar nesse sentido o verbo :
Tem alguém aí?
Aqui tinha um documento que sumiu.
A gramática normativa (baseada no uso do português europeu) prescreve que tais sentenças deveriam ser construídas com o verbo :
Há alguém aí?
Aqui havia um documento que sumiu.
Para o falante brasileiro, essas sentenças soam muito formais, de modo que prefere usar o verbo em construções existenciais. Somente em situações de maior formalidade o falante brasileiro escolarizado empregaria o verbo nessa acepção.
Espero ter ajudado.
Abraços.