Entendimento

quando se fala em entendimento do textode 30% , 80% atraves do audio , é para entender as palavras que as pessoas no audio está falando ou entender o que eles estão falando no meu idioma.

Entender tudo no começo, é impossível.

Mesmo que você leia o texto muitas vezes dificilmente você vai entender todas as palavras, mas você consegue entender a mensagem.

Entender 50% 90%, não quer dizer que você esta entendendo todas as palavras, mas sim você é capaz de identificar a ideia. Faz sentido o que a pessoa esta falando para você e não esta mais boiando no assunto.

Quando eu estou assistindo seriados eu não consigo entender todas as palavras, nem todas as frases, mas eu entendo a ideia, eu sei sobre o que a pessoa esta falando mesmo que eu não consiga entender tudo.

Nos entendermos frases reconhecendo algumas palavras, não palavra por palavra.

valeu pela ajuda

É normal do nosso cérebro não reter todas as informações,pois se isso acontecesse a nossa mente não o suportaria ficaria entediante.
Mesmo quando nós estamos estudando conteúdos em português nós muitas vezes não entendemos cem por cento a mensagem do autor e entendemos a ideia da mensagem como disse o TheBrazilianPolyglot.