Ajuda com Fontes Gramática?

Eu estou tentando à aprender o língua, porém eu preciso ajuda com algumas fontes gramáticas, porque eu não acho que eu posso apenas usar LingQ sem mais ajuda gramática. Que estão algumas fontes gramáticas grátis em Internet?

Obrigado para sua ajuda.

-ZW

Oi ZW!

Quando era iniciante, usei estes sites:

http://www.learningportuguese.co.uk/grammar/

Você também pode usar o Wikipedia. Ele explica as regras do português muito bem.

Espero que sejam úteis para você.

Muito obrigado, Solanium

Por nada Z33! :stuck_out_tongue:

Se você tiver tempo, tenta buscar para os livros “Modern Brazilian Portuguese Grammar” e “Teach Yourself Portuguese”. Estes livros são muito úteis para aprender o português. Eles não são tão caros também. XD

Olá, ZW.

Eu sinceramente não conheço materiais de ensino de português para estrangeiros. Agora eu não tenho tempo, mas quando voltar pra casa posso procurar alguma coisa na Internet para te indicar. Contudo, se quiser uma ajuda pessoal, escreva para o meu e-mail (magri_marcos@hotmail.com) que eu resolvo suas dúvidas com prazer. Com esse exercício posso praticar um pouco do meu inglês também.

Só um conselho: ao estudar o português brasileiro esqueça as conjugações da segunda pessoa do plural (Vós), pois elas foram simplesmente esquecidas no meu país. Tal como no espanhol da América Latina, nós substituímos esse pronome por “Vocês” cuja conjugação é igual à terceira pessoa do plural (eles). A segunda pessoa (tu) é um pouco mais complicada, pois seu uso depende da região. No norte do Brasil, como por exemplo no Pará, se utiliza. No entanto, na televisão ou na cidade de São Paulo esse pronome praticamente não é usado, sendo substituído por “você”, cuja concordância se faz como na terceira pessoa do plural (Ele ou Ela).

Esse é o problema de estudar o português brasileiro, a gramática ensina coisas que já não existem mais na língua real -escrita ou falada. Talvez qualquer língua tenha esse problema, mas o caso do meu país é um pouco extremo na minha opinião. Por isso aconselho que você procure um brasileiro para te ajudar. Caso contrário, você corre o risco de estudar por anos sem tem qualquer noção real do que venha a ser o português brasileiro.

Espero ter ajudado. Abraço!

Não entendi muito bem a razão, mas o sistema não me deixa escrever meu e-mail aqui. Se quiser, procure no FaceBook por Marcos Magri.

marcos, que tu queres dizer com isso? Por se acaso na vossa cidade não falais assim??
kkkkkk, até que fica engraçado falar assim, estilo dom pedro II :stuck_out_tongue:

Eu estou tentando aprender a língua para fins comerciais (com a ajuda do meu espanhol) e eu estaria mais que feliz em ajudá-lo com o meu Inglês em troca de seu Português quando eu chegar mais à frente nos meus estudos.

Muito Obrigado!

Dei uma olhada nos sites que o Solanium indicou e são todos muito corretos. Contudo, tenha sempre em mente o que eu disse sobre a segunda pessoa do singular e do plural. Isso pode te ajudar a economizar tempo.

Outro conselho seria não se preocupar muito com conjugações no futuro do indicativo (eu falarei, ele comerão, etc.), pois, pelo menos em São Paulo, essa forma foi quase que praticamente substituída pela construção “eu vou falar” “eu vou comer”, na qual o verbo “ir” possui a mesma função do “will” em inglês.

Quanto a outros métodos não posso fazer nada agora porque estou na Itália. Assim que voltar ao Brasil, em fevereiro, vou procurar materiais de ensino que possam ser úteis para o pessoal do LingQ que queira aprender português.

Abraços e bons estudos!

Use www.quizlet.com. É interessante para organizar e buscar flashcards.