Duas preguntas

1. Meu querido LinQ!

Depois de escutar a cancão “Sozinho” de Caetano Veloso:
(“…eu tenho os meus segredos e planos/ Secretos só abro pra você mais ninguém…”
”…Quando a gente gosta é claro que a qente cuida…"),

eu tenho duas preguntas:

1. Qual é a diferenca entre: “segredo” e “secreto”?
  2. Quando Veloso diz a palavra “cuida”, ele diz “Koo-ida”, mas não é tambén coreto dizer "Kwii-da? (Em espanhol, pelo menos, assim se diz). Pode ser uma diferenca entre o Brasil e Portugal?

Obrigado,
Alan, Israel

Olá!

1. Segredo é o substantivo ou o nome. Secreto é um adjectivo, que neste caso se refere a “planos”.

2. Não conheço a música em questão, mas a sílaba tónica de cuida é “cui”, por isso a forma correcta é “kooi-da” (um “u” mais longo).
    Só posso falar por Portugal, mas penso que seja semelhante no Brasil, uma vez que ele canta a palavra assim.

Continuação de bons estudos,

David

Meu querido David!
Muito obrigado por tua resposta tão rápida. Assim entendo que as reglas da silaba tónica “cui” são diferentes das reglas de “gui/gue” (guiar-guerra etc.) Eu acho que o meu problema é que eu cotejo português com espanhol.
[Vale conhecer a música de Veloso.]
Com abraco,
Alan

No Brasil, a pronúncia é essa mesma do Caetano. Ele tem um sotaque bem típico do Brasil, pode confiar no que ele diz!
:slight_smile:

Óla David e toda a gente!

Eu estaba a pensar mais sobre a palavra “cuidar”. Se é coreto dizer "koo-ida em vez de “kwida” porque o meu dicionário (Harper Collins) escreve: “cuidar [kwi-dar]”, e como se diz “cuidado” se não “kwidado”?

Simplesmente, me costa entender cuida como koo-ida!

Espero a tua ajuda….
Alan

Olá, Alan!

De facto, cuidado pronuncia-se “kwidado”.

Tenho de admitir que não percebo muito de fonética, mas a meu ver há uma diferença entre as duas palavras.

Repara que na palavra “cuida” a sílaba tónica é “cui”. Por outro lado, na palavra “cuidado”, a sílaba tónica é “da”. Mas como já disse não posso garantir que seja este o motivo… talvez alguém com mais conhecimentos de gramática te possa ajudar :wink:

De qualquer modo, o “u” de cuida é mais longo “koo” do que o de cuidado “kw”.

David